|    20 Maio 2020

Maestro indica: o “Quarteto nº 14” de Beethoven

Ao contrário do que se espera de pessoas afligidas pela solidão, pela falta de reconhecimento e pela desesperança, Beethoven continuava a criar, a buscar caminhos, organizando suas ideias de maneira a expressarem profundos sentimentos e, ao mesmo tempo, convicções estéticas e artísticas de um indivíduo consciente de sua genialidade e da sua capacidade e necessidade de criar.


|    30 abr 2020

Maestro indica: a “Sonata ao Luar” de Beethoven

A famosa Sonata ao Luar (nº 14) de Beethoven mostra uma disciplina harmônica que valoriza as conquistas tonais do Classicismo, ao mesmo tempo que revoluciona as “regras” da época no que tange à organização formal.


|    16 abr 2020

Maestro indica: a “Sinfonia Eroica” de Beethoven

O gênio de Beethoven com a força de Abbado. Na “Eroica”, encontramos a desesperança expressa na marcha fúnebre do segundo movimento e o otimismo contagiante de seu finale. Aqui, Beethoven se mostra musicalmente como o herói que iria ditar os parâmetros que definiriam a música ocidental dali pra frente.


|    16 out 2018

Viagem rumo à Meca da música clássica

No dia 20 de outubro, nossa Orquestra dedica um concerto inteirinho à Alemanha romântica de Schumann, Beethoven, Mendelssohn e Richard Strauss.


|    12 set 2015

Beethoven em Concertos

Dentre as obras acabadas de Beethoven, há poucas para orquestra e solistas. Foi especialmente sobre os concertos que o compositor Guilherme Nascimento escreveu este texto para nossos sábados dedicados ao gênio de Bonn.


|    22 Maio 2015

As nove Sinfonias

por PAULO SÉRGIO MALHEIROS DOS SANTOS *   As sinfonias de Beethoven figuram hoje entre as obras mais consagradas pelo público de concertos. Entretanto, a maioria dos ouvintes contemporâneos do compositor reagiu com assombro e incompreensão às suas inovações — as primeiras críticas julgaram-nas intermináveis e fatigantes! De fato, essas sinfonias, concebidas em grandes dimensões, […]


|    10 mar 2015

Beethoven, do mito ao homem

por MOACYR LATERZA FILHO *   Se pudéssemos passar da história da música à história dos homens – não à história política, nem mesmo à história das mentalidades, mas a uma “história dos exemplos humanos”, desses que a literatura de Dickens soube pintar com raro otimismo; se pudéssemos, pois, realizar esse movimento, diríamos, em primeiro lugar, […]