|    11 mar 2016

A tessitura de um concerto

Ao longo da Temporada 2016, teremos sete Ensaios Abertos para você conferir o processo que leva a um concerto.

– Orquestra, 5 antes de B.

– Da capo.

– Mais rubato!

Um dia de ensaio está para uma orquestra assim como a reunião de pauta está para o jornalista, ou um trabalho de campo está para o biólogo. Para quem não está familiarizado com esse universo muito particular, travessões como os que abrem este texto podem não fazer muito sentido, mas eles são parte corriqueira da rotina da Filarmônica. Para os interessados em conferir de perto a música sendo moldada por nossos músicos e regentes, abriremos as portas da Sala Minas Gerais em sete dias ao longo de 2016 (agenda abaixo).

 

O primeiro ensaio aberto já acontece na próxima quinta-feira, dia 17 de março. Compre seu ingresso online (AQUI) ou na bilheteria da Sala Minas Gerais, que funcionará na quinta das 9h às 10h.

 

Você precisa saber:

  • Os Ensaios Abertos começam pontualmente às 10h. A entrada após esse horário não é permitida. Às 11h15 haverá um intervalo de 20 minutos, quando você, se desejar, poderá sair da sala de concertos. Uma vez iniciado o ensaio, a saída só poderá ser feita após encerrados os trabalhos.
  • Os ingressos custam R$ 10,00 (inteira) e começam a ser vendidos seis dias antes de cada ensaio.
  • Estudantes, maiores de 60 anos, jovens de baixa renda e pessoas com deficiência têm direito a meia-entrada. Para isso, é preciso comprovar o direito ao benefício no acesso à Sala Minas Gerais, de acordo com a legislação vigente.
  • Nos dias de ensaios abertos, o nosso estacionamento custará R$ 15,00 para aqueles que apresentarem o ingresso para assistir à atividade. Esse valor promocional é válido das 9h30 às 13h30.
  • Em dias de Ensaios Abertos, a bilheteria da Sala Minas Gerais funcionará das 9h às 10h.

 

17 de março, quinta-feira
Horário: de 10h a 13h

Fabio Mechetti, regente
Asier Polo, violoncelo

BUSONI | Abertura de Comédia, op. 38
SCHUMANN | Sinfonia nº 4 em ré menor, op. 120
R. STRAUSS | Don Quixote, op. 35

 

7 de abril, quinta-feira
Horário: de 10h a 13h

Marcos Arakaki, regente
Angela Cheng, piano

GOMES | Maria Tudor: Abertura
HAYDN | Concerto para piano em Ré maior, Hob. XVIII:11
CHOPIN | Andante spianato e Grande Polonaise Brilhante, op. 22
TCHAIKOVSKY | Sinfonia nº 3 em Ré maior, op. 29, “Polonesa”

 

18 de junho, sábado
Horário: de 10h a 13h

Fabio Mechetti, regente

MOZART | Sinfonia nº 31 em Ré maior, K. 297, “Paris”
MOZART | Sinfonia nº 34 em Dó maior, K. 338
MOZART | Sinfonia nº 40 em sol menor, K. 550

 

7 de julho, quinta-feira
Horário: de 10h a 13h

Fabio Mechetti, regente
Conrad Tao, piano

SANTORO | Canto de Amor e Paz
SZYMANOWSKI | Sinfonia nº 4 para piano e orquestra, op. 60, “Concertante”
BRAHMS | Sinfonia nº 4 em mi menor, op. 98

 

1 de setembro, quinta-feira
Horário: de 10h a 13h

Marcelo Lehninger, regente convidado
Javier Perianes, piano

VILLA-LOBOS | Alvorada na floresta tropical
DEBUSSY/Matthews | Dois Prelúdios: La puerta del vino e Les collines d’Anacapri
RAVEL | Concerto para piano em Sol maior
DVORÁK | Sinfonia nº 8 em Sol maior. Op. 88

 

20 de outubro, quinta-feira
Horário: de 10h a 13h

Celso Antunes, regente convidado
Clélia Iruzun, piano

TURINA | Canto a Sevilla : Noche de Feria e Ofrenda
ALBÉNIZ | Concerto para piano nº 1 em lá menor, op. 78, “Fantástico”
SCHUBERT | Sinfonia nº 9 em Dó maior, D. 944, “Grande”

 

24 de novembro, quinta-feira
Horário: de 10h a 13h

Marcos Arakaki, regente
Antti Siirala, piano

WEBERN | Passacaglia, op. 1
MENDELSSOHN | Concerto para piano nº 2 em ré menor, op. 40
WAGNER | Tristão e Isolda: Prelúdio e morte por amor
MENDELSSOHN | Sinfonia nº 4 em Lá maior, op. 90, “Italiana”

Posts relacionados